quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Matemática dos Pedreiros

   O Pedreiro pode começar a fazer seu estudo apenas com observações, como um aluno em uma espécie de curso profissionalizante. O pedreiro precisar conhecer as operações básicas como: soma, subtração, multiplicação e divisão ; para realizar seu trabalho. O uso de conhecimentos matemáticos do pedreiro é feito basicamente na prática e ás vezes através de seu olho clínico, como por exemplo o pedreiro observando certa área de um local e apenas olhando consegue determinar a quantidade de material necessária.

           A matemática presente no dia a dia dos pedreiros é um processo da construção onde pode se observar nas várias etapas a inclusão da matemática. Essa matemática se torna involuntária e imperceptível desde a compra do material a ser utilizado, ao cálculo de cada medida para quantidades aproximadas de material a ser utilizado na construção, até a pesquisa de preços e vantagens.
 
            Quando a obra é pequena o pedreiro faz o orçamento de quanto o cliente vai gastar e o preço que ele vai colocar naquele serviço.
            Depois ele constrói com base na planta, onde a construção se torna 75 vezes maior do que o desenho. Ele acrescenta alguns centímetros necessários, nivela o terreno e desenha a base da casa com uma linha paralela.
            Mesmo sendo a maioria analfabetos, conseguem fazer contas de cabeça. Além de ter a noção exata de quanto cimento e de quanta areia será utilizado na construção de uma parede por exemplo. 

            Sem perceber fazem o uso da matemática de forma clara e precisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário