“Mas há uma outra razão que explica a elevada reputação das Matemáticas , é que elas levam às ciências naturais exatas uma certa proporção de segurança que , sem elas , essas ciências não poderiam obter." (Albert Einstein). “A Matemática não é algo mágico e ameaçadoramente estranho, mas sim um corpo de conhecimento naturalmente desenvolvido por pessoas durante um período de 5000 anos...” (Frank Swetz).

sexta-feira, 30 de setembro de 2011
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
A Matemática das borboletas
Asseguram os naturalistas que certas borboletas ostentam, em suas asas, números expressos por algarismos indo-arábicos. Essas curiosas borboletas quando voam levam a Matemática para o céu.
A mais curiosa das borboletas matemáticas é a dirphia Sabina Walker que ostenta, em suas asas, o algarismo 1 em preto.
Essa borboleta tem a preocupação de ser a n.° 1 entre os coleópteros. Borboleta interessante é a chamada Callicore Peruviana que pode ser encontrada com facilidade no Paraná e em Minas Gerais, A Callicore apresenta um 88 numa asa e outro 88 na outra asa. A repetição é certa, pois as asas das borboletas são rigorosamente simétricas. O desenho de uma asa é exatamente igual ao desenho da outra asa.
Esta bela e curiosa borboleta que os naturalistas denominam Catagramma sorana Godt mostra-nos em cada asa um oitenta com os dois algarismos bem destacados. O matemático diria: 80 de um lado, e 08 do outro.
O nome Catagramma deriva-se do grego Kata (sobre) e gramma (carta).
O nome Catagramma deriva-se do grego Kata (sobre) e gramma (carta).
Essa borboleta vem provar que o zero à esquerda de um número pode ter uma significação especial.
Assinar:
Postagens (Atom)